Nenhum item adicionado.

Ar Condicionado Split

Produtos: 343

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. ...
  8. 29

Produtos: 343

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. ...
  8. 29

Ar Condicionado Split

Por mais que a funções das diferentes categorias de aparelhos de ar condicionado sejam as mesmas – ambientar a temperatura de um espaço, proporcionando a filtragem do ar e a conservação de sua umidade natural -, os equipamentos possuem características distintas.

Cada aparelho é concebido de acordo com as aplicações específicas para sua plena performance em cada tipo de ambiente, além de obedecer diferentes requisitos para sua instalação e cumprimento das exigências e demandas de seus usuários.

A evolução tecnológica da indústria de refrigeração permitiu diferentes adaptações e formatos para esses aparelhos indispensáveis para o conforto de residências e estabelecimentos comerciais. Uma dessas inovadoras concepções é o aparelho de ar condicionado split.

A tradução do termo split, em inglês, é “separado”, ilustrando perfeitamente o conceito por trás dessa tecnologia de refrigeração que originou o notável aparelho de ar split.

Ar Split

O sistema split de refrigeração funciona a partir de dois módulos separados que compõe um mesmo equipamento. Um dos módulos é o chamado evaporador, que fica instalado dentro do ambiente que será climatizado. O segundo módulo se chama condensador, e fica localizado na parte externa do local.

As duas partes do split são conectadas por tubulações especiais confeccionadas em cobre, e por elas passam o gás refrigerante e também o dreno. É através da conexão entre os módulos interno e externo que ocorre a troca de temperaturas e também o escoamento da água originada no processo de condensação natural do ar resfriado. Dessa forma, o ar condicionado split retira o calor do ambiente e o lança para o exterior ao mesmo tempo que refrigera o espaço interno, promovendo uma climatização agradável.

Por operar com componentes separados, o ar split apresenta diversas vantagens, como a considerável diminuição de ruídos durante seu funcionamento, melhor distribuição do ar frio, climatizando o espaço de maneira uniforme, e também a redução do consumo de energia elétrica, que pode ser até 40% menor do que os aparelhos mais antigos.

Vale lembrar que os principais modelos de split do mercado também contam com filtros que retêm as impurezas do ar, tornado o processo mais limpo higiênico. Além disso, alguns equipamentos também podem exercer a função de aquecimento para os meses mais frios, garantindo conforto térmico durante todo o ano.

Ar Condicionado Split 12000 BTUs

A sigla BTU significa British Thermal Unit, e é a unidade de medida adotada para classificar a potência de resfriamento dos aparelhos de ar condicionado disponíveis no mercado. Quanto mais BTUs, maior a cobertura de resfriamento gerada pelo aparelho em relação ao espaço.

A média para o cálculo da potência X espaço geralmente gira em torno de 1.800 BTUs por metro quadrado, considerando duas pessoas por metro. Assim, um aparelho de ar condicionado split 12000 BTUs atende perfeitamente um espaço de 25 m², mesmo durante períodos de insolação.

Casas, apartamentos, escritórios, salas comerciais, lojas, laboratórios e outros tantos espaços que necessitam de climatização constante e que não ultrapassam essa metragem podem ser adequadamente resfriados por um modelo split 12000 BTUs.

Instalação de Ar Condicionado Split

A instalação do ar condicionado split é um passo muito importante para a obtenção do pleno aproveitamento do aparelho, além de assegurar condições adequadas para seu funcionamento e futuras manutenções periódicas.

A primeira estapa é verificar e definir o ponto de instalação correto para ambos os módulos do split. Enquanto o evaporador precisa de um ponto intern estratégico para a distribuição do ar refrigerado, o evaporador, mesmo que localizado em ambiente externo, precisa ser instalado em um local que seja, ao mesmo tempo, protegido de chuvas e de fácil acesso para a manutenção e limpeza.

Além disso, deve haver também um planejamento para a localização da saída do dreno, que escorre por ação da gravidade. É importante ressaltar que essa saída para descarte da água deve ser independente, e que nunca deve ser conectada às redes de esgoto (o que causaria mal cheio no cômodo durante o funcionamento do aparelho).

Outro ponto fundamental para a instalação do ar condicionado split é a verificação da rede elétrica e as reais condições do ponto de alimentação, que devem obedecer rigorosamente às exigências e especificações do fabricante do seu aparelho. Qualquer tipo de substituição ou adaptação inadequada no cabeamento elétrico que alimenta o ar split pode causar prejuízos e acidentes.

A instalação e as manutenções do seu ar condicionado só devem ser executadas por um profissional especializado. Conte com os técnicos do time da STR. Oferecemos o o melhor suporte para a aquisição, instalação e manutenção de seu split.