Nenhum item adicionado.

Produtos: 347

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. ...
  8. 29

Produtos: 347

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. ...
  8. 29

Ar Condicionado - Split, Inverter e de Janela

Um dos aparelhos que entraram de vez no lar de diversos brasileiros é o ar-condicionado. As altas temperaturas do verão fazem com que ele seja indispensável para garantir um ambiente fresco e confortável, no qual é possível exercer diferentes atividades. Um bom ar-condicionado garante também melhor aproveitamento do tempo e o descanso merecido no final do dia. Tanto nos lugares mais abafados, como as regiões Norte e Nordeste do Brasil, quanto nas temperaturas mais amenas na região Sul, a presença desse aparelho é ideal nos lares e escritórios.

O sistema de condicionamento de ar é utilizado desde o Império Romano. Os engenheiros da época criaram mecanismos em que a água circulava por aquedutos ao redor das casas para garantir que ela retirasse um pouco do calor e fizesse com que a temperatura do ambiente caísse em alguns graus. Tudo isso pensando justamente na qualidade de vida em meio ao forte verão.

A invenção do ar-condicionado foi realizada muito tempo depois, em 1902. O aparelho foi criado pelo engenheiro Willis Carrier da fabricante norte-americana Buffalo Forge Company. Ele se formou em Engenharia Mecânica na Universidade Cornell e, dentro da empresa, era responsável por pensar em sistemas de condicionamento de ar, principalmente para uma gráfica de Nova Iorque que enfrentava problemas com as altas temperaturas.

Isso acontecia porque a umidade característica do verão fazia com que os papéis utilizados na impressão se dilatassem, sendo posteriormente inutilizados. Nos dias mais úmidos, as impressões também saíam falhadas justamente porque era mais difícil para a tinta fixar na superfície, ficando desalinhada principalmente em comparação com as outras impressões executadas nos dias mais secos. Todos esses acontecimentos prejudicavam o produto final e geravam diversos prejuízos para a gráfica.

A solução foi justamente controlar não só a temperatura, mas também a umidade por meio da regulagem do calor no ambiente. Carrier usou uma serpentina, na qual circulava água fria, e um ventilador que soprava ar frio sobre ela. Isso fazia com que o ar da sala fosse resfriado constantemente, contornando também o problema da umidade. Tudo isso gerou o que conhecemos hoje como sistema de condicionador de ar. O inventor criou a primeira empresa voltada para esse ramo, que se mantém até hoje como uma das referências no mercado, a Carrier.

Ar-condicionado Split

Um dos modelos mais famosos de ar-condicionado, o Split está presente nos escritórios, nos consultórios, nas salas de aula e, principalmente, nas casas, o que mostra toda a sua praticidade e eficiência. A primeira vantagem desse aparelho é a ausência de ruídos, já que ele é dividido em duas partes: a condensadora e a evaporadora. A primeira delas, que é a mais barulhenta, é instalada na parte externa do cômodo.

O Split é econômico, e muitos modelos contam com tecnologias que permitem um controle preciso da temperatura e até mesmo ajustes para a hora de dormir. Além disso, esse aparelho é pensado para evitar alergias e garantir uma temperatura constante durante o período que está ligado.

Ar-condicionado Inverter

Outro exemplo de referência em termos de ar-condicionado é o modelo Inverter. Ele alia a alta tecnologia à economia de energia elétrica e à redução de impacto ao meio ambiente. O sistema mede a temperatura da sala e tem um controle preciso sobre a velocidade do compressor. Isso faz com que o aparelho funcione apenas quando necessário, evitando os picos de energia e as oscilações. Os benefícios aparecem na conta de luz e no conforto do ambiente refrigerado.

Manutenção de ar-condicionado

Um dos principais cuidados com o ar-condicionado fica por conta da manutenção. Por trabalharem com entrada e saída de ar, eles podem acumular sujeira e poeira, o que pode ocasionar alergias. Para preservar a saúde de todas as pessoas, as manutenções periódicas são indispensáveis. Também é preciso fazer a troca de gás e o ajuste dos mecanismos, garantindo o melhor desempenho e o bom funcionamento dos aparelhos em qualquer época do ano.

Ar-condicionado em promoção

Na STR, você encontra diversos modelos de ar-condicionado em promoção! Confira no site os melhores preços e aproveite nossas ofertas!