Inicialmente, vamos rever como funciona um condicionador de ar, para melhor entender como cuidar dele.

Da mesma maneira que um refrigerador, o condicionador de ar funciona transferindo calor de dentro de um ambiente (casa, escritório, etc.) para fora, isto é, para o exterior.


E como ele faz isto? Um condicionador de ar é composto pelas seguintes partes: evaporador, cujas bobinas frias retiram calor e humidade do ar usando um refrigerante; um ventilador, que faz o ar circular sobre o evaporador e dispersa o ar frio; condensador, cujas bobinas quentes levam o calor coletado para o ambiente externo; compressor, que é uma bomba que move o refrigerante entre o evaporador e o condensador, para resfriar o ambiente interior; outro ventilador, que sopra o ar sobre o condensador para dissipar o calor; filtro, que remove partículas do ar; termostato, que regula a quantidade de ar distribuído.


1Neste ponto, é importante lembrar que uma das maneiras pelas quais o condicionador de ar nos leva a sensação de frescor é diminuindo o grau de umidade do ar e que a energia elétrica gasta por um condicionador de ar representa, em média, 6% do consumo total de uma residência. Daí a importância de recomendarmos os aparelhos do tipo Inverter, para reduzir o consumo de energia elétrica.


Hoje em dia, dentre os diferentes tipos de condicionadores de ar existentes, os do tipo “split”, representam a tendência das vendas. Um condicionador de ar do tipo split (do inglês, que significa dividido) é composto de duas partes: uma externa, que contém o condensador e o compressor, e uma interna, que distribui o ar frio.


SistemaAgora, que já sabemos como funciona um condicionador de ar, vejamos como cuidar dele.


Uma manutenção semestral ou anual ajuda a garantir o seu conforto e manter a eficiência do seu aparelho, além de prolongar a vida útil dele.


Nesta manutenção, os filtros devem ser limpos ou substituídos e isto pode representar uma economia de energia elétrica de até 15%; as bobinas do evaporador devem ser verificadas e, se necessário, limpas; se ar barbatanas das bobinas estiverem tortas, um “pente de barbatanas” deve ser usado para corrigir este problema; na parte externa do seu aparelho split, detritos e folhas devem ser retirados do ventilador, do compressor e do condensador; o dreno, que joga água para fora do aparelho deve ser limpo com um fio de arame, para evitar eventuais entupimentos; a quantidade do refrigerante deve ser verificada e completada se necessário.


Além disso, o termostato deve ser verificado, para ter certeza que está corretamente posicionado e que as temperaturas desejadas estão sendo atingidas.


Uma sugestão importante é sempre contratar um técnico para fazer as visitas de manutenção, pois ele é a pessoa melhor qualificada para fazer isso. Na STR Ar Condicionado você faz a manutenção de seu ar condicionado com segurança e confiabilidade. Com uma equipe de profissionais treinados pelos fabricantes e em constante processo de reciclagem, garantimos o melhor serviço e atendimento. Caso precise de ajuda, ligue para: (11) 3339-3209.


Você gostou deste post? Você já tem um aparelho condicionador de ar? Conhecia estas dicas? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.